BLOG

Um planejamento financeiro eficiente é meio caminho andado para o sucesso

Por João Pedro Yazaki e Rafael Castelucci Autílio

O foco em um planejamento financeiro eficiente é uma das atividades mais essenciais para se iniciar uma startup. Todo e qualquer empreendedor sabe que a administração financeira da empresa é um game changer se o negócio irá ou não prosperar. Pesquisas apontam que quase 80% das micro e pequenas empresas deixam de existir antes mesmo de completarem 1 ano, com os motivos variando entre a falta de conhecimento do core business até não entender como o cliente atribui valor à marca. No entanto, tenha certeza de que o planejamento financeiro é um dos principais influenciadores todos aspectos de um negócio.

De modo geral, a falta de organização é a causa-raiz de todos os problemas. Todo negócio demanda por uma boa gestão de recursos: desde o capital humano, passando pelos estoques até os financeiros. Contudo, este último é a engrenagem para o bom funcionamento dos demais. Logo, se tal gestão for eficiente, muito provavelmente a administração das outras áreas também será.

Primeiramente, faz-se importante ter uma noção a respeito da sua saúde financeira, ao entender a situação através de demonstrativos como o fluxo de caixa, balanço patrimonial e DRE. Assim, será possível diagnosticar quais são os principais problemas, fazer projeções de curto e longo prazo ou até mesmo decisões de investimento em Capex, Opex e capital de giro.

Adicionalmente, crie metas e indicadores que sejam coerentes com a situação financeira da sua startup, além de estudar o que está ocorrendo a sua volta: observe se terá lucro ou prejuízo, se será possível honrar com os gastos, quanto serão suas margens e outros indicadores.

Por fim, controlar seu crescimento também é muito importante para o futuro do negócio. É muito bom quando cresce rapidamente e dá resultados positivos. No entanto, é necessário tomar cuidado com este crescimento acelerado, pois as finanças serão extremamente impactadas e, portanto, um preparo em relação a isso é altamente recomendado, caso o objetivo seja garantir a sustentabilidade do business no longo prazo.

Para isto, a gente está aqui para lhe apoiar!

VEJA MAIS

Plano estratégico: a principal forma de alavancagem de uma startup

Uma proposta de valor deve ser única. Isso que torna uma startup única e o porquê os clientes devem escolher seus produtos ou serviços ao invés dos concorrentes. Criar essa proposta de valor clara e diferenciada que resolva problemas reais do mercado é o ingrediente de sucesso do negócio. Não existe uma receita pronta, cada caso é um caso.

Leia mais »
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?