BLOG

A importância do planejamento estratégico na comunicação

Por João Pedro Yazaki

O planejamento é um dos principais pilares dentro de uma estratégia de comunicação de qualquer marca. Hoje, o mundo ocidental vivencia um período no qual tudo muda em questão de meses, semanas e até dias. Basta uma nova trend no Twitter, Instagram ou TikTok estar em destaque ou alguma notícia sobre política, entretenimento ou esportes estar movimentando as plataformas digitais para a estratégia da uma marca ter que mudar completamente. É claro, não necessariamente as marcas precisam se basear em toda trend de sucesso. Afinal, essa estratégia precisa fazer sentido com os objetivos que ela quer atingir, perfil do público-alvo e assim sucessivamente. Mas é aí que entra o papel do profissional de planejamento.

Como a internet é uma roda que não para de girar de forma absurdamente rápida, o profissional do planejamento estratégico não pode ficar parado. Tem que ser uma pessoa inquieta, curiosa e que saiba ter um olhar investigativo, analítico e crítico do que acontece ao seu redor. Especialmente com os assuntos que possam envolver a marca que essa pessoa está trabalhando. Em um mundo com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, o planejamento é uma necessidade intrínseca na estratégia da comunicação de toda e qualquer marca, uma vez que é a maneira mais eficiente de se comunicar com o público-alvo dentro de um ambiente tão hostil e competitivo como a internet.

Tendo um planejamento bem pensado e estruturado, a empresa mira no alvo da forma mais precisa possível, com grandes chances de acertá-lo. Atingir o famoso ‘cerne da questão’ é a chave para transmitir ao público a mensagem que a marca deseja. Para isso, se faz necessário um planejamento eficiente dentro da estratégia de comunicação.

Em outras palavras, conhecer a fundo o público-alvo, ou seja, seus interesses, anseios, suas dores e aflições. O que fazem, o que assistem, o que consomem, quais redes sociais usam, quais outras marcas possuem afinidade… quem é esse povo que a marca quer tanto atingir?

Além disso, é claro, o planejamento estratégico consiste em um grande estudo do mercado. Entender o que está acontecendo no mundo, o que impacta na empresa e, principalmente, o que impacta seu público. Dessa forma, as ações estratégicas não serão apenas ações da marca. Serão, acima de tudo, formas de representar na prática o propósito, os objetivos e a cultura da marca, tal como uma maneira de transmitir mensagens àqueles que desejam conhecê-la e se envolver com ela.

VEJA MAIS

Plano estratégico: a principal forma de alavancagem de uma startup

Uma proposta de valor deve ser única. Isso que torna uma startup única e o porquê os clientes devem escolher seus produtos ou serviços ao invés dos concorrentes. Criar essa proposta de valor clara e diferenciada que resolva problemas reais do mercado é o ingrediente de sucesso do negócio. Não existe uma receita pronta, cada caso é um caso.

Leia mais »
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?