BLOG

A importância de um business plan para o seu negócio

Por Rafael Castelucci Autílio

“Como um empreendedor, eu vejo oportunidades de negócios em todo lugar”. Esta frase foi dita por Yvon Chouinard, o empreendedor por trás da Patagonia – uma empresa de bens de consumo com forte impacto socioambiental. É inegável que, para um business prosperar, o primeiro passo é ter uma ideia consolidada de modelo de negócio.

Mas o que fazer após o “processo criativo”? A palavra-chave é planejamento. Portanto, um bom Business Plan é aquele que dá norte às decisões estratégicas de sua empresa, suportado pelo seu propósito e modelo de negócios, para justamente entregar uma proposta de valor diferenciada aos clientes e que traga benefícios a todos os stakeholders envolvidos.

Dessa maneira, faz-se necessária uma análise minuciosa a respeito do ambiente externo – com a finalidade de identificar as oportunidades e ameaças no mercado em que pretende atuar, além das variáveis macroambientais. Adicionalmente, é fundamental realizar um diagnóstico interno de todas as áreas da organização a partir dos planos de marketing, jurídico, financeiro, logístico e entre outros, para observar o que é imprescindível para a sua proposta de valor parar em pé!

Logo, a dica principal é que, para deixar a sua marca no mercado, todas as decisões estratégicas têm que estar alinhadas e factíveis com o processo de amadurecimento do negócio, uma vez que em um primeiro momento os recursos – tais como capital humano e financeiros – são escassos. Em outras palavras, não tenha pressa para crescer, uma vez que você poderá fazer ajustes no seu modelo e plano de negócios de acordo com o estágio de crescimento em que a empresa se encontra para, justamente, alocar tais recursos da maneira mais eficiente possível.

Para isto, a gente está aqui para lhe ajudar nessa jornada!

VEJA MAIS

Plano estratégico: a principal forma de alavancagem de uma startup

Uma proposta de valor deve ser única. Isso que torna uma startup única e o porquê os clientes devem escolher seus produtos ou serviços ao invés dos concorrentes. Criar essa proposta de valor clara e diferenciada que resolva problemas reais do mercado é o ingrediente de sucesso do negócio. Não existe uma receita pronta, cada caso é um caso.

Leia mais »
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?