BLOG

O medo de perder tira a vontade de ganhar

Por Rafael Castelucci Autílio

“O medo de perder tira a vontade de ganhar”. Se você gosta de futebol, provavelmente já se deparou com essa citação de Vanderlei Luxemburgo. Eu, particularmente, uso essa frase como um mantra – seja na vida pessoal, quanto na profissional.

E você? Está esperando o momento ideal para tirar as suas ideias do papel ou apenas está procrastinando? Essa é uma pergunta que incomoda, mas é necessária. Muitas vezes, nos enganamos acreditando que estamos aguardando o timing perfeito, quando, na verdade, estamos apenas paralisados por emoções negativas ou pensamentos que os outros vão pensar de você.

Na minha dissertação de mestrado, eu estudei bastante sobre as emoções dos empreendedores, especialmente o medo de fracassar. Esse medo pode ser paralisante, porque afeta tanto a segurança financeira quanto a reputação na sociedade. Muitos acabam desistindo antes mesmo de tentar, temendo o julgamento social, a perda da identidade pessoal e, principalmente, a possibilidade de falhar. No entanto, o grande diferencial dos que conseguem prosperar é justamente a capacidade de agir apesar desse medo.

A ideia de esperar pelas condições perfeitas é sedutora. O problema é que esse momento ideal, muitas vezes, nunca chega. Fatores externos estão fora do nosso controle, e o desejo de aguardar sempre por um cenário perfeito pode nos levar a perder oportunidades valiosas. Enquanto aguardamos aquele instante em que tudo parece certo, outros estão em campo jogando, errando, aprendendo, crescendo e vencendo.

Agir com o timing certo é essencial para alcançar resultados assertivos, mas confiar apenas na sorte é perigoso. Grandes nomes do esporte, dos negócios e da história nunca esperaram que tudo estivesse favorável para darem os seus passos mais importantes. Eles tomaram decisões com as informações que tinham e assumiram os riscos.

Nem sempre teremos todas as condições perfeitas para tomar decisões. E esse é justamente o charme de se viver: aprender a lidar com as incertezas e seguir em frente mesmo assim. Quem se permite errar também se permite crescer. 

Ninguém alcança grandes resultados sem assumir riscos e, fundamentalmente, sem sair da zona de conforto. Quem decide o jogo é você. Quer ficar com medo de perder ou ter vontade de ganhar?

VEJA MAIS

A ilusão do amanhã é o desperdício de viver o hoje

Vivemos num mundo em que a pressa e a expectativa do amanhã tomaram o controle do nosso dia a dia. Estamos constantemente desejando que o tempo passe mais rápido, como se cada segundo presente fosse uma pena a ser cumprida, e o futuro, com suas promessas e ilusões, fosse a verdadeira recompensa. Mas, e o hoje? Onde está o presente? O que estamos fazendo com ele?

Leia mais »

A cor que traduz nossa vontade coletiva de respirar

Todo ano, a Pantone escolhe uma cor para representar o espírito do tempo. Em 2026, a escolha foi ousada e, ao mesmo tempo, inevitável: Cloud Dancer, um branco suave, etéreo, quase silencioso. Um branco que mais parece sensação do que pigmento. E, convenhamos, se o mundo anda barulhento demais, faz todo sentido que a cor do ano seja justamente aquela que inspira pausa, respiro e clareza.

Leia mais »
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?